Promos da Heidy

Siga nas redes sociais

MITO OU VERDADE

26 ago 2024

[MITO OU VERDADE][ÁLCOOL][LEITE DE ROSAS]



Olá queridos, tudo bem? Hoje inauguramos um novo quadro aqui no nosso grupo, o Mito ou Verdade. Esse quadro é para desmistificar regras e sensos comuns que são ditos por ai nos cuidados com a pele, trazendo mais informação para vocês poderem montar sua rotina de forma correta e sem cair nesses correntes de desinformação que vemos internet afora. 


E HOJE VAMOS FALAR DO ÁLCOOL! 


Afinal de contas, ele é assim tão prejudicial? 


🧐 As informações contidas neste post são baseadas em evidências e pesquisas científicas disponíveis atualmente. Tenham em mente que, com o avanço dos estudos na área, as informações, a forma de uso dos ativos e os protocolos de cuidado também sofrem alterações. Usem este post como guia, e não verdade absoluta. As fontes científicas para consulta estão no link disponibilizado no fim desta publicação. Este post é apenas para fins educativos. Se você estiver experienciando quaisquer disfunções de pele, procure um profissional. 🧐


Já há algum tempo, venho pesquisando sobre os efeitos do álcool na pele. Não, não é sobre ingerir e sim, produtos com alta concentração de álcool na sua formulação. (Apesar de que ingerir também tem efeitos negativos na pele). O vilão da vez que me motivou a escrever esse post é o sempre polêmico DESODORANTE Leite de Rosas.


Qual a função do álcool em uma fórmula?


O álcool atua principalmente como solvente e veículo, especialmente para ativos, conservantes e emulsificantes. Porém, nem todo álcool é solvente e nem todo álcool é prejudicial. Os álcoois usados como solventes também tem ação desengordurante da pele, sendo também bastante encontrados em tônicos e loções para pele oleosa. 


Já os chamados álcoois graxos, tem função hidratante, espessante e umectante nas fórmulas, podendo atuarem como agentes de textura e também de cuidados com a pele. 


Álcoois bons x álcoois bons


Alguns álcoois, como o presente no Leite de Rosas, devem ser evitados porque, apesar de terem sua função na fórmula, trazem mais malefícios que benefícios. Quando esse tipo de álcool é aplicado no rosto, ele retira e destrói a Barreira Hidrolipídica que está na superfície e que mantém nossa pele saudável. Essa barreira é responsável por nos proteger bactérias nocivas e outras agressões ambientais.


Com barreira cutânea comprometida, sua capacidade de mais reter a umidade natural da pele fica prejudicada, o que acaba levando à desidratação, ou seja, ressecando. O ressecamento a longo prazo contribui para o envelhecimento precoce. Os óleos naturais da nossa pele servem para ajudar a barreira natural contra agentes externos, e remover todo o sebo significa deixar a pele exposta. Além dos problemas já citados, a pele danificada também é mais propensa a ter manchas, acne e outros tipos de infecções. Aqui mesmo na nossa comunidade já tivemos relatos de membros que ficaram com a aparência de “maracujá murcho” pelo uso contínuo do Leite de Rosas - um produto cujo ingrediente principal é álcool.


Se a sua pele é oleosa, pode ser tentador usar produtos à base de álcool pela sensação desengordurante, fosca, retirando o brilho instantaneamente e de pele limpa que ele fornece. Mas o álcool pode aumentar a oleosidade pelo efeito rebote. A pele excessivamente seca irá desencadear a produção de óleo para tentar compensar e balancear essa agressão que a pele está sofrendo, originando mais problemas do que soluções. Ninguém que está buscando controlar a oleosidade quer terminar com uma pele ainda mais oleosa, com acne e ainda envelhecendo precocemente, não é mesmo?


Mas, existem outros tipos de álcoois que podem ser benéficos para a pele. Os álcoois graxos, de longa cadeia molecular são bons ingredientes para a pele, em especial a pele seca. Em pequenas quantidades, são adequados para qualquer tipo de pele, pois proporcionam uma textura agradável e ajudam a manter os ingredientes estáveis nos produtos, além de fornecem uma leve ação hidratante e emoliente. Sabe quando você passa um creme e ele tem aquela sensação sedosa, bem gostosa de passar? Esse tipo de álcool que é responsável por isso. É importante discernir os tipos de álcoois e escolher fórmulas que sejam boas e seguras para a pele. 


Mas como eu sei qual tipo de álcool é bom? Como identificar o álcool na fórmula?


Quando você lê a composição e no rótulo, os álcoois ruins normalmente estão listados entre os seis primeiros ingredientes. Estes álcoois podem aparecer como: 


Álcool/ Alcohol


Álcool SD/ SD Alcohol/ SD Alcohol 40 


Álcool desnaturado/ Alcohol Denat/ Denatured Alcohol 


Álcool Isopropílico/ Isopropyl alcohol


Álcool Benzílico/ Benzyl Alcohol


Etanol/ Ethanol


Os álcoois bons vêm em menor quantidade, e geralmente estão entre o meio e o final da fórmula, sendo eles: 


Propilenoglicol/ Glycol/ Propylene Glycol 


Álcool Cetílico/ Cetyl Alcohol


Álcool Estearílico/ Stearyl Alcohol


Álcool Laurílico/ Lauryl Alcohol


Estearato de Glicerila/ Glyceryl Stearate


Mas então, passar álcool na pele faz mal? Mito ou Verdade?


DEPENDE!


Vimos aqui nesse post que há álcoois que são extremamente prejudiciais para a pele, mas também que há álcoois que podem ser benéficos. Claro que se existir uma pequena quantia de um álcool ruim em um produto que te faz bem, não é razão para abolir ele completamente. Mas produtos com grandes quantidades de álcoois ruins devem ser evitados, salva a exceção de Álcool Gel para higienização das mãos, que deve conter este ativo para ser eficaz. 


É isso. Não sejam Pêssegos ressecados e não passem qualquer tipo de álcool na pele! 


Bibliografia


happyskincare.com.au/blogs/happy-news/alcohol-in-skincare-the-good-the-bad-and-the-ugly#:~:text=Alcohols%20like%20ethanol%2C%20isopropyl%20alcohol,cause%20dryness%2C%20irritation%20and%20breakouts.


sanaraskincare.com/new-blog/2018/5/3/alcohol-in-skincare-the-good-and-the-bad


100percentpure.com/blogs/feed/which-alcohols-are-safe-in-skin-care


paulaschoice.com/expert-advice/skincare-advice/basic-skin-care-tips/alcohol-in-skin-care-the-facts.html


sallve.com.br/blogs/sallve/entenda-a-funcao-do-alcool-nos-cosmeticos